5 dicas para anunciar no Facebook e no Instagram

Anunciar no Facebook tem se tornado cada vez mais popular, principalmente por ser fácil, barato e por se tratar da maior rede social do mundo. Não importa o nicho do seu serviço ou produto, seu cliente com certeza está passeando pelo Facebook.

Pelo fato da popularidade de se anunciar, alguns erros costumam crescer e se tornam cada vez mais comuns. Já demos dicas de conteúdo para o Facebook, Instagram e a organização de todo esse material. Hoje eu deixo 5 dicas para que seus anúncios no Facebook possam ter resultados ainda melhores.

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1 – Não impulsione diretamente pela Página

A maioria, talvez pela facilidade, clica no botão de impulsionamento que aparece no post e pronto. O melhor lugar para criar suas campanhas é no business.facebook.com. Essa plataforma foi feita exclusivamente para a criação de anúncios dentro do Facebook. Além de ter uma organização, é possível fazer inúmeras ações, detalhamento de cada anúncio, formas de pagamento, otimização das campanhas, detalhes de público, testes A/B, controlar por completo cada campanha e optar por várias possibilidades de estratégias diferentes dependendo do seu objetivo. Inicialmente você pode ficar perdido, mas aos poucos você vai se familiarizando e saindo na frente com campanha e anúncios que apresentam resultados incríveis.

2 – O Facebook não gosta de textos

Antes da criação do seu anúncio, fique atento a quantidade de texto que vai na sua imagem. Até pouco tempo o Facebook barrava imagens com mais de 20% de texto e não deixava que elas fossem impulsionadas. Hoje não tem um valor tão específico, mas sabemos que o alcance é menor se houver muito texto na arte. O Facebook quer mostrar imagens que sejam explicativas por si próprias, tendo o texto apenas como um apoio para mais informações. Sempre que pensar em impulsionamento tenha o cuidado de inserir a menor quantidade de texto possível.

3 – Pense na estratégia antes de investir

Antes mesmo de colocar um anúncio no ar, pense no seu objetivo e estratégia com aquele impulsionamento. O objetivo é o tipo de campanha que você vai escolher, e dentro da plataforma de anúncio existem diversas possibilidades. Depois da escolha do objetivo, defina seu público, o orçamento e quantos dias o anúncio ficará em veiculação. Esses dados são de extrema importância para que o objetivo de sua campanha seja alcançado. Depois de tudo isso definido você pode entrar na plataforma, o que deixa o processo de criação de campanhas muito mais fácil e rápido.

4 – Quanto investir nas campanhas

Uma das respostas preferidas que gostamos de dar é “depende”, e realmente depende. Não podemos dar um valor definido se não soubermos o objetivo da campanha. Uma coisa é clara, quanto mais investimento maiores são os resultados. Na criação da sua campanha o Facebook informa uma previsão dos resultados que podem ser alcançados e um ponto positivo de anunciar no Facebook é o baixo valor de investimento. Você pode ter resultados atrativos com apenas alguns reais.

5 – Medindo os resultados

Existem vários números que podem mostrar o desempenho da sua campanha. E como sempre dizemos, tudo vai depender do seu objetivo. Mas de uma forma geral, o CPC, CPM e o CTR são as principais observações a serem avaliadas na campanha. O CPC (Custo por Clique) é o valor cobrado por cada clique na campanha, o CPM (Custo por mil impressões) é o valor cobrado por cada mil impressões no anúncio e o CTR (Click Through Rate) diz sobre o desempenho da campanha. Não existem números certos e errados, mas sim uma busca constante de sempre tentar diminuir o CPC e o CPM e aumentar o CTR. Aqui na Mv Agência já conseguimos alguns números muito bons, como o de CPC à R$0,01, o CPM à R$0,38 e um CTR de 31%. Mas numa avaliação mais genérica, o CTR sempre vai ser uma indicação importante sobre o desempenho dos seus anúncios.

 

Dica bônus – Anunciar no Instagram

Lembrando que a plataforma de anúncio no Facebook é a mesma usada para os anúncios no Instagram. Utilize seus anúncios de forma otimizada e aproveite as duas redes sociais para melhorar seus resultados, e talvez até a criação de campanhas exclusivas para o Instagram.

Esperamos que essas dicas venham a te ajudar e você possa obter maiores resultados. Sempre teste e melhore cada vez mais suas campanhas. Um dos maiores benefícios da internet são os resultados mensuráveis, saber exatamente o que está dando certo e reproduzir em grande escala. Dê os seus primeiros passos e aproveite desses benefícios.

Por Filipe Bittencourt

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