6 passos para organização de cronogramas e postagens nas redes sociais

Segundo a nossa enquete feita na página da MV, organização de conteúdo ainda é uma dúvida que assombra muitos social medias que estão começando nesse meio digital.

Por mais que o perfil do analista de marketing digital seja o de uma pessoa antenada, por dentro das tendências e novidades e ligada em pelo menos boa parte das redes, a organização e disciplina é um diferencial pra quem quer se destacar como profissional nessa área e obter resultados assertivos para seu cliente e/ou empresa.

Pra te auxiliar nessa empreitada, montamos um guia pra que você consiga se organizar da melhor forma, fazendo com que seus posts tenham o melhor desempenho e consequentemente engajamento e valorização da sua marca. Vamos lá?

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  • Defina os melhores dias para cada linha de conteúdo.

Depois de definir os tipos de conteúdo que serão trabalhados, escolha dias da semana para cada assunto abordado. No início, é tudo baseado em experimentação, por meio da tentativa e acerto, afinal seu público ainda está se formando e você precisa observar o seu comportamento. Pra te auxiliar, aqui no blog já falamos sobre como criar conteúdo pro Facebook e também pro Instagram.

  • Abrace as planilhas e calendários

Eles te auxiliam MUITO na hora de organizar seu dia a dia nas redes. Na internet você encontra vários modelos de planners pra download gratuitos, ou se preferir, você pode criar uma personalizada no excel. O importante aqui é você ter em mente que tudo o que você fizer é um teste e será preciso anotar toda ação feita.

  • Planeje

Com o conteúdo em mãos e planilhas abertas, monte a sua semana de publicações. Defina a data, o dia da semana, a linha de conteúdo tratada, a mídia feita (pode ser arte, vídeo, link), a legenda de apoio, as hashtags e o horário. Dependendo da sua necessidade, você pode planejar sua quinzena, mês ou até bimestre, mas tenha em mente que a internet é urgente e dinâmica, logo você precisa estar atento ao que acontece na rede, pra que seu conteúdo não fique defasado.

  • Programe

O Facebook já possui uma ferramenta própria de agendamento de posts, mas pra outras plataformas, como Instagram, Twitter, Pinterest, você vai precisar de um programa a parte. Encontramos várias delas a nossa disposição, como o Instamizer, o Etus, o Hootsuit, o Buffer, o Publish-On. Alguns pagos, outros gratuitos, escolha o que melhor se aplica à sua necessidade e situação. Caso você administre mais de uma conta, o FOCO vai ser seu melhor amigo nesse momento e vai otimizar seu tempo de trabalho. Execute uma tarefa por vez, até finalizá-la. Pra não ficar maçante ou tedioso, você pode usar métodos de divisão de tempo, como o Pomodoro.

  • Acompanhe

Com o cronograma de postagens feito e tudo programado, chegou a hora de acompanhar seu trabalho acontecer. Confira sempre se a publicação foi postada de forma correta, no horário correto. Todas as plataformas estão passíveis a erros de configuração e fuso-horário, então é importante estar atento caso aconteça algum imprevisto.

  • Analise os resultados

Semanalmente analise os dados das postagens. Ao experimentar horários de postagens distintos você consegue mensurar quais os picos de acesso do seu público e, aos poucos, começar a entender qual o comportamento e a melhor forma de atingir sua audiência de forma assertiva.

São essas técnicas que usamos aqui na agência e nos auxiliam bastante. Experimente e depois conte pra gente se funcionou. Bons cronogramas!

POR: ALISSA RESQUIN

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