A importância de um bom site

       Interface de home criado pela agência MV para o cliente Ernesto Borges.

Design é uma atividade com grande segmentação, além do quê, trabalhar sozinho não existe. Há quem trabalhe funcionalmente, gerencialmente, há quem trabalhe gerando conteúdo, há quem faça os três. É raro não ter alguém que te dê um empurrãozinho quando você precisa cair em si pra dar continuidade a sua produtividade. O tema abordado que retrata a importância de uma boa interface no que diz respeito à sites traz a percepção apurada e atual do especialista Roberto Costa.

O desafio é apresentar um modelo de navegação que facilite a entrega de conteúdo para todos os usuários, que possuem estímulos e necessidades diferentes. Quando entramos em um site, seja com objetivo especifico ou mesmo sem uma ideia de busca definida, é natural que executemos em uma fração de segundo a decisão de qual link acessar primeiro.

Para tomarmos esta decisão, montamos um modelo mental das opções disponíveis seguindo a lógica que percebemos do site. Essa percepção não é igual para todas as pessoas, nem mesmo é igual para a mesma pessoa em ocasiões diferentes. Desenvolver uma arquitetura de informação que atenda todos os modelos mentais e as necessidades de cada um dos usuários que acessam um site é muito mais complexo do que se imagina.

É comum, ao analisar alguns projetos, encontrar estruturas que atendem às empresas, aos funcionários ou mesmo aos desenvolvedores, desprezando as motivações que fazem com que o usuário, consumidor de conteúdo, realize a busca. Quando se fala em modelo mental e motivações de acesso é comum pensar em canais. Por exemplo, os canais existentes em empresas que possuem diversas áreas de atuação ou segmentos. Como uma montadora, que pode fabricar linhas diferentes para o atendimento de mercados diferentes (caminhões, veículos de passeio, utilitários e até mesmo motocicletas).

Nosso desafio é maior que este: é apresentar um modelo de navegação que entregue o mesmo conteúdo para todos os usuários que realizam buscas através de estímulos e necessidades diferentes. A estrutura de um site deve priorizar uma curva de aprendizado rápida; deve ser pedagógica, já que o objetivo dos sites não tem o caráter de uso continuado como o de um aplicativo ou sistema.

Nosso objetivo é fazer com que a necessidade do usuário origine a entrega de conteúdo, e quanto mais rápido for o entendimento do processo de interação, melhor a experiência originada. De forma prática, a interface de um site precisa auxiliar o internauta a entender o que são, como estão organizados e como se comportam seus elementos mais complexos. Quanto mais efetiva for a interface nesse aspecto, mais fácil será a aproximação da entrega de conteúdo com a necessidade que originou sua busca.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s