Sobre o cartão de visitas

Um cartão de visita não é só um pedaço de papel ou de PVC. Cartão de visita é conceito. Existem vários outros aspectos que devemos levar em consideração na hora da construção e manutenção da imagem pessoal ou empresarial. Nesse artigo, vamos ver alguns aspectos que englobam o seu cartão de visitano mais amplo sentido da palavra. Por Alexandre Bigaiski;

O seu cartão de visita é a sua aparência.
O seu cartão de visita é a roupa que você usa.
O seu cartão de visita é a pasta que você carrega nas mãos.

O seu cartão de visita é a sua postura corporal.
O seu cartão de visita é, também, o seu próprio cartão de visita.

Cada item tem os seus detalhes. Vamos a eles.

A sua aparência

Se você ainda não sabe, saiba que o cuidado que você tem com a sua pele, com o seu cabelo, uma barba bem feita, acessórios discretos… Tudo isso conta na questão aparência. Segundo estudos – sobre os quais já falamos no artigo “Conversa é troca”, da série “Vamos Conversar” –, 55% da nossa personalidade é julgada através de aspectos visuais; 38% pela maneira como nos expressamos e apenas 7% pelo conteúdo do que falamos. Por esse motivo, já sabemos o quão importante é a aparência para o nosso convívio social. A sua aparência também é um cartão de visitas.

A roupa que você usa

Pensa que é só cuidar da pele e do cabelo que está tudo bem? A roupa também é extremamente importante para as relações sociais. Não vamos dizer aqui que você homem deve sair para vender usando sempre terno e gravata. Muitas vezes uma roupa mais simples (mas não esportiva) pode resultar em um bom efeito. Na verdade pode ser até melhor do que se você se apresentasse com terno e gravata. Você não vai causar uma impressão adequada caso vá vender algum produto para o dono de uma loja de surf. Você estará como “um peixe fora d’água”. As mulheres também devem tomar cuidado com roupas muito decotadas e saias muito curtas. Você é uma vendedora e está tentando fazer um negócio e vender os seus produtos. A pessoa com quem você conversa deve notar isso desde o início. Portanto, a roupa que você usa também é o seu cartão de visita.

A pasta que você carrega nas mãos

Perceba como estamos tratando de todos os detalhes necessários para a efetivação de uma boa venda. Talvez, algumas pessoas acreditem que a pasta que carrega não é tão importante, e sim, o seu conteúdo. Claro que o conteúdo é extremamente importante. Mas, a aparência da pasta também é. Imagine se um vendedor vem até você com uma pasta rasgada, suja, ou mal cuidada em mãos. Decepcionante! As pessoas vão pensar assim também sobre o seu trabalho. Porque o cuidado com o seu material de trabalho também tem haver com a aparência. Então, o seu material de trabalho também é o seu cartão de visita.

Mais: Falando em pasta, veja como montar seu portfólioA sua postura corporal Como você anda? Como se senta? Sabe como se portar corporalmente? Estes também são itens muitos importantes. Especialistas dizem que manter a coluna confortavelmente ereta já faz com que você ande melhor, com mais elegância e mais segurança. Sentar-se adequadamente também é importante. Sempre se sente com a coluna ereta. Braços ou cotovelos em cima da mesa do seu cliente não é uma atitude aconselhável. Muito menos colocar o seu material de trabalho sobre a mesa dele. Lembre-se: a mesa é dele, não sua. Respeite o espaço dele e você também será respeitado. Tente não gesticular demais. Quem fala muito “com as mãos” é tido como uma pessoa que “não tem nada para falar”. Isso não significa que você deve ficar “preso”. Pode se soltar, mas com moderação. Alguns itens importantes que você quer confirmar, dar certeza, podem ser falados juntamente com uma gesticulação. A sua postura corporal também é seu cartão de visita.

Sabemos da importância do design e informações adequadas a serem realizados em um cartão de visita. As informações contidas nele devem ser somente aquelas que realmente são importantes. Não polua visualmente o seu cartão com informações desnecessárias. E isso também serve em relação ao design. Muitas cores, muitas formas, fotos que não se relacionam com a empresa ou o profissional etc. Concluindo, comece a ver o cartão de visita como algo muito mais amplo. Ele não é só mais um acessório na sua carteira ou porta cartões de visita, é um conjunto de fatores que fazem com que o seu marketing pessoal seja muito mais efetivo. Veja o termo “cartão de visita” de modo mais global. Todos os detalhes, por mais mínimos que sejam, influenciam na decisão de compra do seu cliente.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s